Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

FALANDO AOS JOVENS

                  "Quando falarmos do mundo e dos conhecimentos que o Homem tem dele, não sejamos sectários. Os nossos jovens já conhecem tantos ditadores. Todos à sombra dos seus dogmas como suas casas atrás de muros  e  cerca eletrificada. Os ditadores esqueceram que a terra mudou e os ventos sopraram. Uma época nova chegou."

“Vivamos e façamos viver. Escutemos e façamos escutar. Pensemos para aprendermos a pensar. Não imponhamos o que sabemos, mas façamos amar a busca da verdade.
Desde sempre temos recitado o pensamento de outros homens. Que finalmente recitemos a nós próprios no mais profundo do nosso ser, pois é lá que os jovens verão o nosso entendimento. É lá que reside a força que move montanhas, porque é lá que todo conhecimento reside desde o início da vida humana. 
O pensamento é essência da verdade de cada um, que nós aprendamos então a pensar”.
"Vivamos cada palavra que pronunciarmos, porque nossa linguagem pode transformar-se em fronteira e separados uns dos outros não estamos e não somos."
"Vamos ao encontro dos jovens, mas, contudo não percorramos o caminho em seu lugar, sejamos a pedra de onde simplesmente brota a sabedoria das novas gerações."
"Não falemos aos jovens de Deus, mas do amor que dorme neles. Ensinamos-lhes a ter vontade de amar, é tudo que  Deus nos pêde".
"É preciso que a rocha se transforme em pedra preciosa que brilha e ilumina os passos do Homem, que a erva seja árvore que gere frutos e proteção para os famintos e desabrigados. Que os jovens despertem para a humanidade. Que  o Homem se despoje para deixar surgir a humanitude, semelhante às estrelas que iluminam os seus próprios caminhos seja lá quais forem."                
"É preciso que a vida seja o maior de todos os bens, que no poder dos bens materiais os homens façam-se presentes como pequeninos sóis que unidos a outros sejam um só raio de luz  sobre o planeta para protegê-lo do perigo da ignorância. Isto se realiza  pela reeducação dos hábitos e das inteligências."
"Lembremos que a verdadeira educação é fenômeno de dentro para fora, purificador  interno de cada  criatura humana. Pessoas educadas têm ações conscientes. Elas sabem amar e respeitar o próximo. Obedecem com o consentimento da razão, se resignam com consentimento do coração. Tem consciência de sua individualidade e do seu Eu."
“Não esqueçamos que a satisfação mental é mais terrível do que a falta de amor, pois significa a própria falta de amor disfarçada em sabedoria. Sejamos homens que possam ser reconhecidos pela sabedoria que emana do nosso coração. Pois, o mental só pode falar com seus semelhantes e nada acrescentar de vivificante, ele se  autodestrói."

"Cuidemos do nosso proceder. Oremos, mas não nos esqueçamos da vigilância sobre nossos pensamentos e atos. São eles que permanecem na memória da Terra como exemplo às gerações novas, como exemplo aos jovens."

Inspirado no livro O Caminho dos Essênios – Daniel Meurois e Anne Givaudan

0 comentários:

Postar um comentário